1.10.08

9 de Julho de 1497

---Ontem partimos do porto de Lisboa em meio a muita euforia. Eu como aprendiz de marinheiro sinto-me muito honrado de poder participar desta expedição para Calicute, pois a vejo como a melhor maneira de fazer parte dos grandes feitos do meu adorado país chamado Portugal e aprender esse sagrado ofício de navegar.
---Viajo junto a Vasco da Gama, capitão-mor de uma frota de quatro pequenas embarcações chamadas, São Rafael, Bérrio, São Gabriel, a qual estamos, e São Miguel usada para o transporte de mantimentos. Nós zarpamos do rio Tejo em demanda da Índia, tendo na tripulação desde degredados e marinheiros até religiosos e soldados.
---Já faz muito tempo que tenho planejado essa viagem para as índias, mas nunca havia tido uma oportunidade, até porque ainda não se conhece esse caminho marítimo. Mas será nessa expedição essa situação será transformada.
---O dia oito (o primeiro dia de viagem) foi muito desgastante, até porque o esforço físico que temos que efetuar é muito grande, checar os canhões, mudar a posição das velas devido o vento, limpar a nau e tantos mais que prefiro não citar.
---Meu maior medo e de todos os tripulantes, assim imagino, é enfrentar todas as monstruosidades que estão escondidas sob essas águas. Ninguém nunca provou que eles realmente existem, mas também nunca fizeram o contrário. Portanto prefiro prevenir e ficar atento a qualquer sinal.

Nenhum comentário: