1.10.08

30 de agosto de 1498

---Durante essa última semana passei a maior parte do tempo explorando essa nova terra, mas pude perceber que Vasco da Gama tentou entender-se com o samorim porém o mesmo não foi muito anfitrião, para falar a verdade somente em Melinde fomos bem recebidos até agora.---Um catual que ficou fascinado pela bandeira portuguesa, nos traiu, e prendeu Vasco da Gama. Não sei o motivo pois preferi não comentar sobre isso com ele. Mas esperto como é o capitão conseguiu negociar com o traidor e conquistou a sua liberdade através de um acordo. O catual deixou-o embarcar, mas Gama teve de lhe dar em troca fazendas europeias.
---Depois do retorno de Vasco da Gama dois feitores portugueses foram presos talvez para atrasar o nosso retorno, só não sei porque tal desejo.
---O capitão-mor de nossa armada impediu que vários mercadores da Índia regressassem a terra e, tomando-os como reféns, ordenou a partida. Por ordem do Samorim, foram restituídos os dois feitores portugueses e as fazendas. Depois do acontecido iniciamos a volta para Portugal, estavamos muito aliviados de termos cumprido com o nosso dever e iriamos voltar gloriosos para a nossa amada nação.

Nenhum comentário: